Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Rosbife de atum com gergelim

Para 2 pessoas

Ingredientes

400 Gr de lombo de atum fresco (uma fatia de atum c/4 cm de espessura)
1 Embalagem de gergelim branco (ou preto)
Flor de sal
Pimenta preta moída
Azeite

Preparação

Corto o atum a formar retângulos de 4cm x 4cm x 15cm.
Pincelo os pedaços de atum com azeite, tempero com flor de sal e pimenta preta moída;
Espalho as sementes de gergelim num prato e faço rolar o atum para que fique todo coberto com as sementes.
Coloco ao lume uma frigideira com um fio de azeite e deixo que fique bem quente;
Coloco os pedaços de atum e viro a cada 30 segundos, dos quatro lados;
Retiro da frigideira e deixo as peças durante uns minutos (3 a 4) a repousar.
Corto em fatias de 2 cm. O atum deve ficar rosado por dentro.
Desta vez, acompanhei com feijão-verde e nabo cozido.

Que lhe saiba bem.

Nota: o atum fica igualmente bom servido frio.

Sem comentários: